Curso de Marcenaria – SENAI

O curso de marcenaria não é nem de longe o curso mais procurado, mas que ele consegue abrir muitas portas no mercado de trabalho atual, isso ninguém pode negar.

O curso de marcenaria é interessante principalmente porque possibilita um leque de oportunidades para o profissional que adquire experiência nessa área.

Se você já conhece ou tem interesse e deseja conhecer um pouco mais sobre a marcenaria e o que faz um marceneiro, dá uma olhada nesse conteúdo e descubra tudo sobre essa profissão.

Curso Profissionalizante de Marcenaria

Nenhuma empresa está aceitando profissionais que não estejam realmente habilitados para desempenhar as funções necessárias de cada profissão. É necessário ter conhecimento prático e teórico para se destacar no atual mercado de trabalho.

Os cursos profissionalizantes são uma oportunidade para pessoas que desejam melhorar seus serviços ou aumentar as chances de ser contratadas sem precisar fazer um curso de nível superior.

curso de marcenaria senac

A instituição que mais oferece cursos profissionalizantes atualmente é o SENAI, lá você encontra cursos em diversas áreas.

Um dos cursos mais procurados no SENAI é o de marcenaria, mas nem todo mundo sabe do que se trata esse curso. Você já ouviu falar em marcenaria? sabe o que faz o profissional dessa área?

Se você tem interesse no curso de marcenaria, mas deseja conhecer mais sobre o curso e essa profissão, me acompanhe nessa leitura e saiba mais.

O que é a Marcenaria?

A marcenaria é um ofício que existe a séculos e desde sempre ele tem sido essencial para criar objetos e instrumentos utilizando a madeira como material.

Como sabemos, os móveis, escadas e outros instrumentos de madeira eram muito presentes em casas e casarões antigamente, mas isso não significa que essa profissão ficou ultrapassada.

O profissional da marcenaria – o marceneiro – é muito requisitado, por isso, muitas pessoas viram nesse curso, uma oportunidade de obter conhecimento em uma nova área e ganhar dinheiro com isso.

  • Compensado;
  • Aglomerado;
  • MDF;
  • Fórmica;
  • Folhas de madeira.

Mercado de Trabalho

Os marceneiros são profissionais que podem ser requisitados nas mais diversas áreas.

O mercado de trabalho para esses profissionais não poderia ser melhor. O marceneiro pode trabalhar junto de arquitetos, designers de interiores, fazendo e vendendo obras de arte, como esculturas e molduras para quadros.

As possibilidades para esse profissional são muitas, dessa forma, pode se dizer que o mercado atual é totalmente favorável para esse profissional e possibilidades de atuação são o que não faltam.

Vale a pena fazer o curso?

Você está interessado no curso de marcenaria, mas ainda possui dúvidas sobre esse ser ou não o curso ideal para você? calma.

É muito comum ver pessoas com esse tipo de indecisão, afinal, todo curso profissionalizante que você fizer será um diferencial no seu currículo, então é muito importante escolher os cursos certos.

curso de marcenaria senac

Além das inúmeras possibilidades que o atual mercado de trabalho oferece para esse profissional, o curso de marcenaria SENAI oferece a possibilidade de crescer profissionalmente, pois prepara profissionais de forma integral.

Ter um certificado de especialização SENAI pode ser um grande diferencial no seu currículo, já que essa é uma instituição reconhecida em todo o território nacional.

Quem pode fazer o curso?

Para fazer o curso de marcenaria SENAI, não é necessário cumprir muitas obrigações, os requisitos mínimos envolvem ter a idade mínima de 16 anos e conhecimentos equivalentes ao ensino fundamental completo.

Não é necessário nenhum conhecimento ou formação específica para poder se matricular no curso de marcenaria SENAI, as matrículas são abertas para pessoas de todas as regiões e classes sociais, incluindo homens e mulheres.

Conteúdo do curso

O curso de marcenaria SENAI é completo e todo o conteúdo do curso está de acordo com as normas da ABNT.
veja abaixo o conteúdo programático do curso:

  • QSMS- Qualidade, segurança, meio ambiente, saúde – 16 horas;
  • Acabamento e envernizamento de móveis  – 24 horas;
  • Básico de marcenaria – 80 horas;
  • Montagem de móveis convencionais – 20 horas;
  • Noções de leitura e interpretação de desenho de móveis e esquadria – 20 horas;
  • Operador de máquinas para madeira – 40 horas;
  • Confecção de móveis – 100 horas.

Cursos Relacionados: Operador de máquinas de marcenaria

Se você tem interesse no curso de marcenaria SENAI, então talvez o curso de operador de maquinas de marcenaria também possa ser do seu interesse.

Como o nome já infere, esse curso tem como objetivo, promover a especialização de profissionais quanto a operação de maquinas de marcenaria.

As máquinas da marcenaria são complexa e podem ser perigosas para aquelas que não sabem a forma correta de operá-las, dessa forma, o curso de operador de maquinas de marcenaria é essencial para você que deseja atuar na área.

Esse curso tem como objetivo, capacitar profissionais para operar máquinas e equipamentos convencionais de marcenaria, respeitando procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança.

Os requisitos mínimos para esse curso envolvem a idade mínima de 17 anos e o ensino fundamental I (1º ao 5º ano).

Conclusão

Gostou do curso de marcenaria do SENAI? além de completo, esse curso também oferece uma formação integral, cujo objetivo é formar profissionais capacitados para atuar, de forma a oferecer seus serviços atualizados com as exigências do mercado atual.

curso de marcenaria senac

Para conhecer mais sobre o curso e também sobre as atividades exercidas pelo marceneiro, acesse o portal do SENAI do seu estado para adquirir mais informações sobre novas turmas, valores do curso e mais.

Vale ressaltar que o curso de marcenaria e de operador de máquinas de marcenaria são cursos diferentes, logo, será necessário adquirir informações sobre ambos os cursos de forma separada.

A seguir o link para os cursos de marcenaria e operador de máquinas de marcenaria SENAI: http://www.senai.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *